segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Aula 1

FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º GRAU


       Iniciaremos analisando a seguinte situação apresenta a seguir:

       A remuneração de um vendedor de uma loja de camisas é feita em duas parcelas: uma fixa, no valor de R$ 500,00 e a outra variável, correspondente a uma comissão de 12% do total de vendas realizadas na semana.

      Podemos observar que a remuneração mensal denominaremos de R(x), do vendedor é calculada em função do total de vendas (x) na semana e poder escrita do seguinte modo:

R(x) = 500 + 0,12x

      Chamamos função polinomial do 1º grau a função f: R→R que associa a cada número real x, o número real ax + b, com a, b  R e  a ≠ 0.


Exemplos:

🔽 f(x) = 2x+6, onde a=2 e b=6

🔽f(x) = -3x +  onde a= -3 e b=  

🔽f(x) = 2x, onde a=2 e b=0




FUNÇÃO CRESCENTE



     Se para quaisquer elementos   x1   e   x2  de um subconjunto M do domínio de uma função f, com x1    <   x2 , tivermos f( x1 <  f( x2 ) , então diremos que f é uma função crescente em M.  








FUNÇÃO DECRESCENTE


     Se para quaisquer elementos    x1   e   x2  de um subconjunto M do domínio de uma função f, com x1    <   x2 , tivermos f( x1 >  f( x2 ) , então diremos que f é uma função decrescente em M.


 


CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES DA FUNÇÃO DO 1º GRAU

     
- Conjunto domínio: o domínio da função do 1º grau é o conjunto dos números reais: D(f)=R;

- Conjunto imagem: o conjunto imagem da função do 1º grau é o conjunto dos números reais: Im(f)=R;

- Coeficiente angular o coeficiente a é denominado coeficiente angular;

- Coeficiente linear: o coeficiente b é denominado coeficiente linear;

- A função do primeiro grau é crescente em R quando a 0;

- A função do primeiro grau é decrescente em R quando  a < 0.




Exercícios para resolver no caderno:

1. Para a função f(x) = 2x+4, identifique  o coeficiente angular, o coeficiente linear e se a função é crescente ou decrescente justificando.

2. Para a função f(x) = - ⅔ X ½ , identifique  o coeficiente angular, o coeficiente linear e se a função é crescente ou decrescente justificando.

→Verificação e correção em sala.



CASOS PARTICULARES

Função linear: a função polinomial do 1º grau em que o termo b é nulo (b=0) passa a ser chamada de função linear e tem a forma: f(x) = ax.

Então: 

Função do 1º grau: f(x)=ax+b 

Função linear: f(x) = ax, onde b=0, portanto a admite-se os números reais diferentes de zero.

O gráfico dessa função passa pelo ponto de origem, podendo ser crescente ou decrescente de acordo o coeficiente angular da função.

Exemplos: 

y = 3x

y = - x

y = 2x


Função identidade: a função polinomial do 1º grau em que o termo b é nulo (b=0) e a=1 passa a ser chamada de função identidade e tem a forma f(x) = x.

Então:

Função do 1º grau: f(x)=ax+b 

Função identidade: f(x) = x, onde x=1 e b=0, ou seja, se o x vale 1 o y também vale 1 e assim por diante. 

O gráfico dessa função passa pelo ponto de origem formando o ângulo de 90º ocupando o 1º e 3º quadrantes. Dividindo assim em 45º, onde a reta corta o eixo x e y, na origem.



IMPORTANTE: Caso o termo a seja nulo (a=0) na expressão f(x) = ax+b  e b R, a função f não é função do 1º grau, passa a ser chamada função constante e tem a forma: f(x) = b.

Então: b pode assumir qualquer valor real, portanto, o gráfico é uma reta horizontal paralela ao eixo x. Esta função não é identificada como crescente ou decrescente e sim constante.


Exemplos: 

⇨ f(x)= 5

⇨ f(x)= 7

⇨ y = 0

⇨ y = - ¼





Lista   de   Exercícios    para   serem   resolvidos  no  caderno com  base   nas    aulas ministradas no laboratório de informática e sala de aula:


1. Considerando a função f(x)= 3x+1, determinar:

a) os coeficientes angular e linear;

b) se a função é crescente ou decrescente;

c) f(2) e f(-3)


2. Conhecendo a função f(x) = - 5/2 x, determinar:

a) os coeficientes angular e linear;

b) se a função é crescente ou decrescente;

c) f(-1) e f(2);

d) x para que se tenha f(x)=20.


3. Determinar a lei da função que é do tipo f(x)= ax + b e calcular f(2), sabendo que f(1)=2 e f(3)=8.


4.  Uma função f é do 1º grau. As imagens de (-2) e de zero são 11 e 3, respectivamente. Qual é a lei de f?


5. (Mack-SP) A função f é definida por f(x)= ax+b. Sabe-se que f(-1)=3 e f(1) = 1. Qual o valor de f(3)?


6. (FGV-SP) Quando o preço por unidade de um produto (x) vale R$16,00, então 42 unidades são vendidas por mês; quando o preço por unidade vale R$24,00, são vendidas 38 unidades por mês. Admitindo que o gráfico da quantidade vendida (y) em função de x seja formado por pontos de uma reta:


a) Obtenha a expressão de y em função de x;


b) Se o preço por unidade for R$26,00, qual a quantidade vendida?




→ Verificação e correção em sala.
     Você deverá chegar aos seguintes resultados:

1. verificação em sala
2. verificação em sala 
3. a= 3; b= -1; f(x)= 3x - 1 e f(2)= 5
4. a= -4; b= 3 e f(x)= -4x+3
5. a= -1; b=2; f(x)= -x+2 e f(3)= -1
6. a) a= -1/2; b= 50; f(x)=-1/2x+50. b) 37